GALINHADA COM ORA-PRO-NÓBIS Terça-feira 07/10/2008
(pereskia aculeata miller)
Voltamos às tradições mineiras e em grande estilo.
Uma galinhada é sempre um bom motivo para tomar mais de uma dose de cachaça. É um prato tão saboroso, que não tem erro. Você irá agradar a grande maioria. Além de leve, serve tanto como prato único, como acompanhamento. E toda vez que cozinhamos esse prato cria-se um clima de fazenda; todo mundo reunido em torno do fogão a dar palpites e lembrando as formas diferentes de apresentação do prato. Afinal ela é difundida
Hoje falaremos da região do Vale do Jequitinhonha onde o ora-pro-nóbis ganhou destaque e chega a ser chamado, há muitos anos, de carne do pobre, pelo seu alto teor de proteína. Isso foi confirmado nas pesquisas do Dr. José Cambraia da UFV-MG que revela que “a peréskia possui 25% de proteína a qual é digestível em 85%”.
Outras regiões têm reivindicado o direito a origem do uso do ora-pro-nóbis, mas é certo que naquela região, ele agrega um valor maior, devido às dificuldades naturais e a necessidade daquela gente.
Vamos à receita:
Ingredientes
1 galinha caipira gorda picada a passarinho
2 cebolas médias picadas
5 dentes de alho picados
½ amarrado de cebolinha picado
1 pitada de pimenta do reino
1 alho porró picado
1 prato raso de ora-pro-nóbis picado grosso
2 pimentas dedo de moça sem sementes em tiras
1 pimentão vermelho picado em tiras
1 colher de sobremesa de açafrão
Óleo e sal a gosto
Lave bem a galinha, passe limão e tempere com um pouco de sal e alho deixe descansar por meia hora.
Dica: Derreta a gordura amarela da galinha, e com ela comece o refogado.
Numa panela grande, coloque a gordura da galinha derretida e complete se necessário com um pouco de óleo. Coloque então a galinha picada e deixe dourar bem. Se pegar no fundo da panela não tem problema, pois isso será bom para o molho. Quando estiver dourada retire o excesso de óleo.
Adicione o alho picada e o alho porró e refogue. oloque as cebolas e deixe branquear.
Coloque o açafrão, a cebolinha, o sal, a pimenta do reino, a pimenta dedo de moça, o pimentão e adicione água até cobrir tudo. Mexa bem para limpar o fundo da panela e deixe cozinhar.
Vá completando de água quando precisar, e corrija sempre o tempero, tem que ficar um tempero mais forte porque o arroz irá absorver muito dele.
Quando a galinha já estiver bem cozida, coloque o ora-pro-nóbis, mexa e adicione imediatamente o arroz. Tampe e mantenha sempre molhado para que não fique pegando no fundo.
O ponto é bem cozido e molhadinho, mas não grudento.
Sirva com salsinha picada por cima.
Bom apetite!
PATORROCO
08/10/2008
5 comentários:
Putz... Deu agua na boca.
Vou fazer uma la em casa esse FDS.
Abraco, Marcao.
Vinicius Sartini
AI... AI... PERDI LOGO O ORAPRONOBIS... PUTZ.. GOSTO TANTO.. AGORA SÓ "ZEZUS" PRA ORAR POR MIM E PEDIR QUE VOCE FAÇA DE NOVO... FAZ? FAZ? DIZ QUE SIM... DIZ QUE SIM!
BJOCAS,
ANINHA
Eu também quero repeteco do frango com ora por nós, amém.
Mil beijos, Tânia e Tiberio
repetiremos em breve... esse merece mesmo
Postar um comentário