quarta-feira, 8 de outubro de 2008

FAGOTINI





FAGOTINI Terça-feira 30/09/2008

Dando continuidade às massas, falamos nesta terça de um prato muito saboroso e de uma apresentação de encher os olhos. Embora tenha sido usada massa de panqueca, nada tira o brilho da apresentação charmosa do fagotini cuja massa tradicional já havia sido mostrada na semana passada, para o capelleti ao brodo. A opção de usar a massa feita no liquidificador não desmerece o prato, ao contrário, abre alternativas muito interessantes.

Apresentamos duas opções: uma com leite e outra com extrato de cenoura. Poderia ter usado o espinafre, a beterraba e outras variações para obter coloração e sabor diferente à massa. Dessa forma, este processo permite apresentar um prato multicolorido. Portanto, solte sua imaginação e divirta-se.

Lembrando que usamos no lugar de molho, um velouté de palmito, o que deu um toque de sofisticação ao prato.

Vamos à receita:

Massa tradicional para panqueca

1 copo de leite

1 copo de farinha de trigo

1 ovo

1 pitada de sal

1 colher de sobremesa de óleo

Bata tudo no liquidificador e deixe descansar por alguns minutos.

Obs.: Esta receita faz de duas a três panquecas finas.

Massa colorida

Para esta alternativa, foi utilizada a centrífuga para extrair o suco da cenoura, no entanto você pode utilizar o liquidificador, e passar em peneira bem fina.

1 copo de suco de cenoura

1 copo de farinha de trigo

1 ovo

1 pitada de sal

1 colher de sobremesa de óleo

Bata tudo no liquidificador e deixe descansar por alguns minutos.

Obs.: No caso de utilizar beterrabas ou espinafre, cozinhá-los primeiro e depois retirar o extrato.

Modo de preparo

Unte com manteiga, uma frigideira teflon (de preferência rasa). Sem que esteja muito quente, coloque uma concha de massa, e espalhe com uma espátula uniformemente até que cubra todo o fundo, numa camada fina Leve ao fogo brando para que cozinhe. Ela se soltará da frigideira quando estiver pronta. Então vire-a para que core do outro lado. Reserve.

Repita a operação até que obtenha a quantidade suficiente para formar os pratos.

Recheio

Faça um refogado de alho, cebola, tomate e pimentão - tudo bem picadinho. Adicione uma pitada de colorau, pimenta do reino ou de cheiro, salsa e cebolinha, e coloque um punhado de frango desfiado (previamente cozido e desfiado, pode ser adquirido já nesta forma), para que refogue junto. Doure e vá pingando água até que o frango esteja cozido e que os sabores tenham se misturado.

Uma dica importante: ao final, adicione uma colher de sopa de requeijão de copo. Isso fará uma liga e facilitará na hora de montar a massa.

Reserve.

Velouté de Palmito

Bata no liquidificador, dois bastões de palmito com água do próprio vidro. Acrescente um copo de água para que fique bem ralinho. O palmito já é salgado. Reserve.

Numa panela, coloque uma colher de sopa de manteiga e uma de azeite. Acrescente uma colher de sopa rasa de farinha de trigo e mexa com colher de pau até que toda a farinha esteja dissolvida. Então, coloque o palmito batido e misture com o fuiê (aramado para misturar molhos) para não empelotar. Caso isso ocorra, não se apavore. Volte com tudo para o liquidificador, bata e retorne à panela para que cozinhe. A consistência é bem rala e a farinha entrará somente para dar um leve aveludado ao molho de palmito. Reserve.

Montagem do prato

Recheie o centro da massa com o frango desfiado e junte as bordas, formando trouxinhas. Amarre-as com cebolinha para que elas não se desfaçam.

Dica: Utilize cebolinhas mais compridas para facilitar na hora de amarrar. Deixe-as em água morna para que elas fiquem flexíveis.

Quando todas estiverem amarradas, coloque em forma untada e leve ao forno a 50 graus, para que ela aqueça ao ponto de servir. Aqueça o velouté e coloque no fundo do prato formando uma base fina. Disponha uma ou duas trouxinhas no centro do prato e enfeite da forma que quiser.

Uma opção interessante é colocar raspas de queijo parmesão sobre o prato.

Pode ser acrescentado uma redução de lima com açúcar mascavo, vinho e cravo sobre a massa, que dará um sabor agridoce.

Sirva bem quente.

Bom apetite!

PATORROCO

01/10/2008

Nenhum comentário: