Nesta última terça tivemos o bate-papo mais interativo de todas as outras reuniões. Talvez por estar falando sobre nossa culinária, o pessoal se sentiu mais a vontade para questionar e se levantar da cadeira para acompanhar de perto e dar sugestões. Foi realmente gratificante.
Falamos não só do prato, mas também relembramos a origem do tropeiro - o condutor das tropas, tanto o do extremo sul do país, que conduzia os animais em grande numero, das fazendas criadoras para a região de São Paulo nas grandes feiras, quanto o que levava pequenas tropas de muares que tinham como objetivo, levar todo o tipo de mercadoria para a região extrativista, sobretudo Diamantina e adjacências.
Estes últimos levam o crédito pela criação do prato mais antigo já registrado, na gastronomia brasileira: o famoso FEIJÃO DE TROPEIRO ou simplesmente FEIJÃO TROPEIRO.
Falamos ainda da formação da tropa, do número de animais, sua configuração, o porquê de nomes interessantes como ¨madrinha¨, ¨besta¨, ¨bruaca¨, e também da importância dos tropeiros na sociedade daquela época, por ser o intermediário de viveres, gêneros alimentícios, utensílios diversos e notícias da corte e das grandes cidades para Minas.
Os tropeiros eram esperados com grande ansiedade pela população. Conta a história que pelo antigo caminho, levavam 45 dias para chegar a Diamantina.
Dando ênfase, sobretudo ao prato, enquanto cozinhava salpicamos de ¨causos ¨nossa terça-feira, e finalizamos como uma verdadeira família em torno da mesa, todos se servindo direto da panela. Foi realmente uma noite memorável, a exceção fica pela ausência do Bruno.
Para não fugir à regra, vamos à receita:
Ingredientes:
500g de feijão (prefira o vermelho)
5 ovos
1 maço de couves
1 cebola cortada em rodelas e partida ao meio
1 colher de sopa de alho picadinho
3colheres de sopa de gordura de porco ou óleo
200g de bacon picado e sem pele
150g de pernil já frito e picado
150g de lingüiça de porco frita
Cebolinha picadinha
Farinha de mandioca o quanto bastar.
Sal
2 Pimentas dedo de moça picadinha.
Antes de começar o prato, coloque o feijão numa panela de pressão e logo que ela começar a chiar forte, desligue o fogo e deixe-a acalmar. Retire o restante da pressão e abra, verificando o cozimento. Terá que estar cozido, porém bem durinho - quebradiço ainda. Escorra a água e reserve. Frite os ovos em óleo abundante em fogo baixo para que eles mostrem as duas cores branca e amarela, não de ovos mexidos. Reserve.
Modo de preparo:
Numa panela, coloque a gordura de porco e frite o bacon até que comece a dourar. Acrescenta o alho e logo que este começar a dourar, coloque a cebola. Ela fará com que a temperatura caia e não deixe queimar os outros ingredientes já colocados.
Coloque os pedacinhos de pernil, a lingüiça e a cebolinha. Mexa bem.
Nesta altura vale lembrar que terá na panela, uma boa quantidade de gordura visível. Isso será necessário. Caso as carne tenham absorvido toda ela, unte um pouco mais e deixe aquecer.
Acrecente o feijão, a pimenta dedo de moça e o sal. Mexa tudo, deixe que ele refogue um pouco. Junte a farinha (não muita ela, deve aparecer, mas o principal é o feijão). Prove e corrija o sal. Coloque então a couve e misture tudo delicadamente. Os ovos são colocados no final para que fique com uma boa apresentação. Se quiser, deixe um pouco da couve para decorar também e uns pedacinhos de torresmo.
Bom apetite
Os: não se esqueça de tomar uma cachaça de salinas, durante e depois hehe
9 comentários:
Deu agua na boca.
Vou mandar importar feijao, heheheh.
Abracos Marcao!
Oooo meu Pai!! parabens como sempre pelo seu brilhantismo!! eu nao estava fisicament4e, mais na cabeca e coracao, to ai!!! te amo demais!! vc e meu idolo!!
É isto ai Pato, vamos manter este blog sempre crescendo pra virar uma referência na culinária.
Abrs
MORCEGO
Io Tio,
O Blog tá show de bola!!! Parabéns!!! A receita do feijao tb ta o bicho! Ve se vc passa o receita do Burrito depois que eu voltar,hen!.... Eu e Bia vamos com certeza.
Bjos
Digo
Bom dia Pato !!!
O feijão tropeiro ontem tava "show de bola" !!!!
Coloca no blog o arroz marroquino, de todas q experimentei foi o q mais gostei.
Bjão
Ju
Aí "MARRECO" achei muito bacana a idéia do blog. Vou levar uma cachaça feita por amigo meu, chama "NÓS DOIS",para vc experimetar. Valeu pelas receitas.
Aí essa trilha tá meio "Páia" era a "MANGA" no volante? PARABÉNS E UM GRANDE ABRAÇO. JG
Pato, vc. quer acabar de vez comigo. Esqueceu da minha idade? Diliça essas preciosidades culinárias. Abração e rezas. Do amigo Damásio
Patooooo.... k d minha receita do arroz maroquino....
bj
COMO SEMPRE, DANDO UM SHOW!
ALÉM DAS COMIDAS, SEU BLOG TAMBÉM É UMA DELICIA!
PARABÉNS!!!!
BJOS
ANA ELISA
Postar um comentário