quarta-feira, 17 de setembro de 2008

FEIJÃO TROPEIRO

Nesta última terça tivemos o bate-papo mais interativo de todas as outras reuniões. Talvez por estar falando sobre nossa culinária, o pessoal se sentiu mais a vontade para questionar e se levantar da cadeira para acompanhar de perto e dar sugestões. Foi realmente gratificante.

Falamos não só do prato, mas também relembramos a origem do tropeiro - o condutor das tropas, tanto o do extremo sul do país, que conduzia os animais em grande numero, das fazendas criadoras para a região de São Paulo nas grandes feiras, quanto o que levava pequenas tropas de muares que tinham como objetivo, levar todo o tipo de mercadoria para a região extrativista, sobretudo Diamantina e adjacências.

Estes últimos levam o crédito pela criação do prato mais antigo já registrado, na gastronomia brasileira: o famoso FEIJÃO DE TROPEIRO ou simplesmente FEIJÃO TROPEIRO.

Falamos ainda da formação da tropa, do número de animais, sua configuração, o porquê de nomes interessantes como ¨madrinha¨, ¨besta¨, ¨bruaca¨, e também da importância dos tropeiros na sociedade daquela época, por ser o intermediário de viveres, gêneros alimentícios, utensílios diversos e notícias da corte e das grandes cidades para Minas.

Os tropeiros eram esperados com grande ansiedade pela população. Conta a história que pelo antigo caminho, levavam 45 dias para chegar a Diamantina.

Dando ênfase, sobretudo ao prato, enquanto cozinhava salpicamos de ¨causos ¨nossa terça-feira, e finalizamos como uma verdadeira família em torno da mesa, todos se servindo direto da panela. Foi realmente uma noite memorável, a exceção fica pela ausência do Bruno.

Para não fugir à regra, vamos à receita:

Ingredientes:

500g de feijão (prefira o vermelho)

5 ovos

1 maço de couves

1 cebola cortada em rodelas e partida ao meio

1 colher de sopa de alho picadinho

3colheres de sopa de gordura de porco ou óleo

200g de bacon picado e sem pele

150g de pernil já frito e picado

150g de lingüiça de porco frita

Cebolinha picadinha

Farinha de mandioca o quanto bastar.

Sal

2 Pimentas dedo de moça picadinha.

Antes de começar o prato, coloque o feijão numa panela de pressão e logo que ela começar a chiar forte, desligue o fogo e deixe-a acalmar. Retire o restante da pressão e abra, verificando o cozimento. Terá que estar cozido, porém bem durinho - quebradiço ainda. Escorra a água e reserve. Frite os ovos em óleo abundante em fogo baixo para que eles mostrem as duas cores branca e amarela, não de ovos mexidos. Reserve.


Modo de preparo:

Numa panela, coloque a gordura de porco e frite o bacon até que comece a dourar. Acrescenta o alho e logo que este começar a dourar, coloque a cebola. Ela fará com que a temperatura caia e não deixe queimar os outros ingredientes já colocados.
Coloque os pedacinhos de pernil, a lingüiça e a cebolinha. Mexa bem.
Nesta altura vale lembrar que terá na panela, uma boa quantidade de gordura visível. Isso será necessário. Caso as carne tenham absorvido toda ela, unte um pouco mais e deixe aquecer.
Acrecente o feijão, a pimenta dedo de moça e o sal. Mexa tudo, deixe que ele refogue um pouco. Junte a farinha (não muita ela, deve aparecer, mas o principal é o feijão). Prove e corrija o sal. Coloque então a couve e misture tudo delicadamente. Os ovos são colocados no final para que fique com uma boa apresentação. Se quiser, deixe um pouco da couve para decorar também e uns pedacinhos de torresmo.

Bom apetite

Os: não se esqueça de tomar uma cachaça de salinas, durante e depois hehe

9 comentários:

Unknown disse...

Deu agua na boca.

Vou mandar importar feijao, heheheh.

Abracos Marcao!

Unknown disse...

Oooo meu Pai!! parabens como sempre pelo seu brilhantismo!! eu nao estava fisicament4e, mais na cabeca e coracao, to ai!!! te amo demais!! vc e meu idolo!!

Unknown disse...

É isto ai Pato, vamos manter este blog sempre crescendo pra virar uma referência na culinária.

Abrs
MORCEGO

Unknown disse...

Io Tio,
O Blog tá show de bola!!! Parabéns!!! A receita do feijao tb ta o bicho! Ve se vc passa o receita do Burrito depois que eu voltar,hen!.... Eu e Bia vamos com certeza.
Bjos

Digo

Juliene Gonçalves disse...

Bom dia Pato !!!
O feijão tropeiro ontem tava "show de bola" !!!!
Coloca no blog o arroz marroquino, de todas q experimentei foi o q mais gostei.
Bjão
Ju

jg disse...

Aí "MARRECO" achei muito bacana a idéia do blog. Vou levar uma cachaça feita por amigo meu, chama "NÓS DOIS",para vc experimetar. Valeu pelas receitas.
Aí essa trilha tá meio "Páia" era a "MANGA" no volante? PARABÉNS E UM GRANDE ABRAÇO. JG

adrf disse...

Pato, vc. quer acabar de vez comigo. Esqueceu da minha idade? Diliça essas preciosidades culinárias. Abração e rezas. Do amigo Damásio

Juliene Gonçalves disse...

Patooooo.... k d minha receita do arroz maroquino....
bj

Unknown disse...

COMO SEMPRE, DANDO UM SHOW!
ALÉM DAS COMIDAS, SEU BLOG TAMBÉM É UMA DELICIA!
PARABÉNS!!!!
BJOS
ANA ELISA